sexta-feira, 23 de julho de 2010

REUNIÃO DA REDE SOCIAL DA CEILÂNDIA DIA 29 DE JULHO DE 2010

A próxima reunião da Rede Social de Ceilândia acontecerá na última quinta-feira do mês, dia 29 de julho, às 9 horas, no Centro Comunitário São Lucas - CECOSAL.
Participe e chame mais pessoas!
  • REUNIÃO DA REDE SOCIAL DA CEILÂNDIA
DATA: 29 de julho de 2010. 
Horário: 09 às 12 horas
Local: Centro Comunitário São Lucas - CECOSAL
Endereço: QNM 33, módulo A, Área Especial
Contato: Leiliane, assistente social - 33713339

Não esqueça do lanche coletivo!

Abraços a tod@s!

REDE SOCIAL DE CEILÂNDIA


"Às vezes, nossa vida é colocada de cabeça para baixo, para que possamos aprender a viver de cabeça para cima"

Gosto da presença dele aqui em casa ... mas ele insiste em te visitar também! Cuide dele com carinho por favor !!!

Que Ele chegue em sua residência/trabalho,
levando tudo aquilo que você está querendo e precisando.
São os meus votos.
Ele chegou aqui pela manhã....
Estivemos algum tempo falando e Ele
seguiu para se encontrar com você.
Quando Ele chegar aí, por favor,
O encaminhe para a próxima parada. Não O deixe parado.
A mensagem que Ele leva é muito importante e tem que dar a volta ao mundo..

Que Deus te abençoe por transmitir a mensagem.
Caminhando por Jesus.
Diga uma oração e passe a outros.
A nossa missão é amar e espalhar o Evangelho pelo mundo.
Desejo ricas bênçãos pra você. Faça a diferença na vida de alguém.
Ore assim:
Senhor!
Esteja à minha frente para me iluminar!
Esteja atrás para me proteger!
Esteja ao meu lado para me amparar! Amém!
Quando repassar ponha em "assunto " o local de onde Ele está partindo.
Deus tem visto suas Lutas
e diz que elas estao chegando ao fim
Uma benção está vindo em sua direção
Se você crê em Deus, por favor envie esta mensagem para 20 amigos.
Não ignore, você está sendo testado
Se rejeitar lembre-se disso:
" se me negas entre os homens, te negarei diante do pai "

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Reunião da Rede Social da Ceilândia - Data: 08/07/2010 Duração: 09-12 horas

A Reunião começou com a coordenadora do CREAS Ceilândia Norte, Erika, apresentando a instituição e seu funcionamento. Relatou as ações e os programas desenvolvidos para famílias e indivíduos que vivenciam violação de seus direitos por: violência física e psicológica; exploração sexual; medidas sócioeducativas e protetivas para crianças e adolescentes; tráfico de pessoas; situação de rua ou mendicância; abandono; vivência no trabalho infantil; e discriminação.

As pessoas que participavam da reunião pela primeira vez se apresentaram: Leiliane, assistente social do CECOSAL- Centro Comunitário São Lucas; Regina, terapeuta comunitária do MISMEC e Jovem de Expressão; e Marcela, do CRAS Ceilândia Norte.

Foi feita a leitura da ata da reunião anterior. Sobre os encaminhamentos daquela reunião, Ludmila (Programa Justiça Comunitária) informou que a Carta “O que queremos de Ceilândia nos próximos 04 anos?” foi distribuída na Conferência Nacional de Saúde Mental, ocorrida em junho, por ela e demais delegados do DF, e que a Moção de Repúdio sobre a precariedade dos serviços de saúde mental na cidade foi assinada por 100 delegados do evento e será entregue às autoridades discussão das estratégias de ação da Rede, tendo como base o documento referencial da Rede Social.

Foi apresentado que na reunião de junho foi aprovada a elaboração de um Termo de Compromisso que deve ser assinado pelos candidatos ao cargo de governador do DF e outros políticos. Também foi aprovada a realização de uma pesquisa com a população, usuária dos serviços, para saber quais as demandas da Ceilândia. Leonardo Ortegal (Liberdade Assistida) produziu um texto que foi apresentada na reunião. Socorro defendeu a proposta de realização de um evento da Rede com a presença dos candidatos para que eles assinem publicamente o Termo de Compromisso. Everardo ressaltou a necessidade de qualificação do debate e das demandas: queremos hospital ou saúde; queremos estacionamentos ou transporte público de qualidade?. Regina disse que pedirá aos membros do Jovem de Expressão que façam um rap com a carta “O que queremos de Ceilândia nos próximos 04 anos?”. Paloma destacou a necessidade de criação de uma comissão para escrever o Termo de Compromisso para os candidatos. Leonardo falou que o encontro com os candidatos seria um fato político, uma forma de pressão àquele que ganhar a eleição.

Realização de um evento da Rede no início de setembro com a presença dos candidatos a Governador para que eles conheçam a Rede, ouçam as demandas da Ceilândia e assinem publicamente o Termo de Compromisso (que será registrado em Cartório). Cada candidato terá direito a alguns minutos de fala, mas o tempo principal será da Rede. Os candidatos a outros cargos (legislativos) poderão participar do evento, mas não terão direito à fala no microfone. A estrutura do evento deve ser discutida na próxima reunião.

O texto da pergunta para a população foi alterado para “Do que Ceilândia precisa para melhorar?”. O arquivo será enviado para todos da Rede, que devem imprimir e reproduzir várias unidades para que muitas pessoas da cidade respondam. Cada serviço ou instituição fará uma pré-sistematização das respostas. O formulário com a pergunta deve ficar à vista das pessoas e deve ser coletado até a reunião da Rede de agosto, mas pode ser entregue à comissão de sistematização a qualquer tempo para que o trabalho não se acumule no final de agosto. Comissão responsável pela sistematização e elaboração do Termo de Compromisso: Everardo, Ludmila, Leiliane, Lúcia e Paloma. Primeira reunião da comissão: dia 21 de julho, às 14 horas, na sede da LA.

Nas reuniões de julho e agosto, os membros da Rede devem discutir qualitativamente sobre as demandas da cidade, para compor o Termo de compromisso, juntamente com o consolidado das respostas da população em geral.

Informes:
Everardo informou sobre a Conferência da Paz, que ocorrerá no dia 19 de agosto. Na segunda quinzena de setembro, ocorrerá o evento “Diálogos do Cotidiano pela Paz”. Ceilândia não foi classificada como um Território da Paz pelo Governo Federal porque, apesar de ser a mais violenta, é uma cidade rica.

Pauta da proxima reuniao:

Estratégias da Rede durante a campanha eleitoral: estrutura e local do evento com os candidatos ao Governo do DF, Termo de Compromisso, demandas da população e demandas dos membros da Rede para os candidatos.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Aprovado o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Argentina : um exemplo de cidadania plena



Toni Reis*

Depois de 14 horas de debate, o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado na Argentina na madrugada do dia 15 de julho de 2010, com 33 votos a favor, 27 votos contra e três abstenções. Uma mudança tão pequena de redação, com tanto significado para a igualdade de direitos. A reforma substitui as palavras “homem e mulher” da versão atual da legislação por “cônjuges”, permitindo assim que casais do mesmo sexo também possam contrair o matrimônio.

Congratulações à querida aliada Cristina Kirchner e seu governo, à câmara dos deputados, ao senado, às pessoas militantes LGBT, e a todo o povo argentino. Esta aprovação é um gesto de civilidade.

A Argentina agora, sem dúvidas, torna-se um país com mais igualdade e inclusão. Todos e todas são vitoriosos pela decisão histórica. Afinal, universalizou-se este direito.

Vocês, hermanos e hermanas, devem se orgulhar do feito. Vocês são o primeiro país da América do SUL a reconhecer a igualdade dos direitos humanos de pessoas LGBT , onde existe ainda muito machismo e homofobia.  E são o décimo no mundo a avançar nessa garantia. Agora vocês estão ao lado da África do Sul, Bélgica, Canadá, Espanha, Holanda, Islândia, Noruega, Portugal, Suécia e Suíça. Orgulhem-se!

Foi o maior debate na sociedade argentina desde a aprovação da lei do divórcio em 1987.

Do lado dos argumentos contra – muitos deles irracionais, ilógicos, retrógrados, conservadores e fundamentalistas  – disseram que somos inférteis, filhos do diabo, desviados, antinaturais, pervertidos, abomináveis, projeto do demônio, que queríamos destruir a família tradicional, e implantar a filosofia de Sodoma e Gomorra; seria o apocalipse, um “risco para o futuro da pátria”, iríamos acabar com a perpetuação da espécie... Como bem resumiu a presidente Cristina Kirchner, "o discurso da igreja recorda os tempos da inquisição e das cruzadas".


Venceu o discurso racional, lógico e sólido, a honestidade intelectual e liberdade de consciência, provando que esta lei é mais um instrumento de luta contra a discriminação. Venceu o estado laico e a secularidade do código civil.


Para ficar na história, seguem alguns dos argumentos a favor apresentados por parlamentares da situação e da oposição:

O senador socialista Rubén Giustiniani, que votou a favor da lei, disse que o perfil da sociedade argentina mudou e por isso era o momento da aprovação do texto. Segundo ele, dados oficiais indicam que 59% das famílias argentinas já não atendem ao perfil tradicional de pai, mãe e filhos. Mas de mães solteiras, casais separados e casais homossexuais.

  
No Brasil pelo menos 78 direitos civis expressamente garantidos aos heterossexuais na legislação brasileira são negados aos homossexuais. Para isto, há uma possibilidade que a união civil poderá chegar aqui também, a partir de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que deve examinar a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 132-RJ e a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4277, nas quais se argumenta que negar o direito de união às pessoas do mesmo sexo viola os princípios constitucionais de igualdade. Nisto, já temos apoio do Presidente Lula e da Advocacia Geral da União.


Como o Presidente Lula falou na abertura da I Conferência Nacional LGBT, “Ninguém pergunta a orientação sexual de vocês quando vão pagar Imposto de Renda, ninguém pergunta quando vai pagar qualquer tributo neste País. Por que discriminar na hora em que vocês, livremente, escolhem o que querem fazer com o seu corpo?” 


Esta vitória mudou o mapa da região, vejam em anexo.

Amores iguais, direitos iguais, nem menos, nem mais. Que viva a cidadania plena, sem discriminação de qualquer natureza. Que viva a Argentina, e que continue dando exemplo para o mundo de como devem ser tratadas as pessoas LGBT.

* Toni Reis