domingo, 27 de setembro de 2009
As eleições são de fundamental importância
Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania, possibilitam a escolha dos membros do Conselho Tutelar que são representantes da comunidade para zelar pelo cumprimento dos direitos da Crianças e adolescentes de nossa cidade, os Conselheiros Tutelares interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um bom Conselheiro pode representar melhorias na nossa qualidade de vida. Desta forma, precisamos dar mais valor a este orgão que também é de fundamental importância para apontar as necessidades de implementação de políticas públicas direcionadas ao nosso público intanto-juvenil, participando do processo de escolha dos nossos Conselheiros Tutelares, quanto mais cidadã e cidadão participar do processo de escolha solidifica e legitima o orgão, fazendo com que os eleitos assumir tenha responsabilidade maior.
O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Para que isso aconteça precisamos estarmos convictos que este é um ato de cidadania, em seguida como sociedade entendermos Art. 4º do ECA que diz “ É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”, pois,os eleitos serão responsáveis diretos para garantia dos direitos elencados neste artigo. Passo adiante é analisar os nossos candidatos, nível de comprometimento com a causa da criança e do adolescente. O candidato não pode apresentar projetos, pois suas atribuições já são definidas em Lei, mas como o Conselheiro Tutelar é um agente político, sendo condição fundamental o papel de um bom articulador, que seja capaz de influenciar na comunidade, no poder executivo e legislativo para formulação de políticas pública, também de estar provocando debates e discussão na rede de atendimento e no sistema de justiça infanto-juvenil, com a finalidade de buscar entendimentos e celebrar cada vez mais aspectos culturais onde todos atores enxerguem nossas crianças e adolescentes como sujeitos de direitos. Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento . Boa cidadania. Bom voto! Evaldo Cardoso – Conselheiro Tutelar de Ceilândia-DF.
--
--
Evaldo Cardoso da Silva
Conselheiro Tutelar de Ceilândia-DF
61-8405.2466
Não podemos fecharmos os olhos para o presente das nossas crianças e adolescentes, pois poderemos condenar o futuro da nossa sociedade. “Evaldo Cardoso – Conselheiro Tutelar”
O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente
O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente realizará, no dia 28/09 (segunda-feira), a partir das 08h30, no auditório da OAB/DF, um encontro com todos os candidatos a conselheiro tutelar e demais interessados. O encontro iniciará com uma palestra promovida pelo Promotor da Infância e Juventude, Dr. Oto de Quadros e, em seguida, a Comissão Eleitoral de Conselhos Tutelares prestará esclarecimento quanto ao processo eleitoral em curso (programação anexa).
Contamos com a presença de todos!
Divulguem em suas redes. O encontro é aberto a toda a sociedade.
Atenciosamente,
Joseane Barbosa
Conselheira dos Direitos da Criança e do Adolescente – CDCA/DF
Comissão Eleitoral de Conselhos Tutelares
domingo, 13 de setembro de 2009
Rol de Procedimentos aberto a consulta pública
Rol de Procedimentos aberto a consulta pública
por Saúde Business Web
09/09/2009
Nova resolução atinge normas sobre saúde mental, planejamentos familiar e transplantes
Interessados em colaborar com a consulta pública número 31, que atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, tem até o dia 7 de outubro para participar. A minuta da Resolução Normativa está disponível no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), assim como o formulário que deve ser preenchido por quem quiser contribuir.
Entre as mudanças que passam a compor a nova Resolução Normativa está a unificação das tabelas do rol médico e do rol odontológico; a revogação dos antigos normativos sobre saúde mental; planejamento familiar e transplantes. Nas novas coberturas destaca-se a inclusão do marcapasso multissítio, do pet-scan oncológico, do transplante alogênico de medula óssea, das cirurgias torácicas por vídeo e da prótese dentária unitária (coroa e bloco), além da ampliação do número de consultas de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia/psicoter apia e nutrição, de acordo com as necessidades do paciente.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Reunião da Rede Social da Ceilândia
Reunião da Rede Social da Ceilândia
Local: Casa da Marieta
Data: 30/07/2009
Duração: 09-12 horas
Pauta: Avaliação da organização da Rede Social de Ceilândia.
Estiveram presentes 7 instituições/serviços/interessados, representados por 14 participantes. No início da reunião, as pessoas que estavam pela primeira vez na reunião da Rede se apresentaram, assim como apresentaram a instituição e serviços a que estão vinculadas.
Pontos discutidos na reunião
• Apresentação das atividades da terapeuta comunitária Marieta Organizou o Projeto Educar, balcão de direitos, Alfabetização Solidária para adultos à noite. É candidata da Ceilândia para o Conselho Tutelar, cujas eleições ocorrerão em 13 de setembro.
• Eleições Conselho Tutelar (CT): Evaldo, atual conselheiro, informou que hoje o DF conta com 10 CT e que a sociedade civil, que fez abaixo-assinado com 30 mil assinaturas, quer 23, mas a proposta do GDF é aumentar para 14. Os membros da Rede participaram da divulgação do abaixo-assinado.
• Organização da reunião da Rede: discussão sobre as orientações gerais para o funcionamento da reunião, propostas por Leonardo (LA). Seguem as decisões finais:
- Lanche contínuo e coletivo e a instituição anfitriã será responsável pelos materiais descartáveis.
- Coordenação da reunião: instituição anfitriã.
- Redigir ata das reuniões: decidir durante a reunião quem redigirá.
- Acesso de todos à ata após a reunião: mandar por email antes da próxima reunião.
- Ler a ata antes da reunião começar, com o objetivo de dinamizar as reuniões.
- Apresentação apenas das pessoas novas na Rede.
- Definir a pauta da reunião seguinte ao longo da reunião, assim como o local da mesma.
- Marcar o tempo das falas, quando houver muitas.
- Analisar o caráter das demandas das cidades que não sejam da Ceilândia.
- Momento para falar de ‘angústias’ e ‘fatos polêmicos’: fazer junto com os Informes.
- Organização de Comissões a partir de demandas trazidas para a reunião.
- A participação de políticos é positiva, desde que seus interesses se coadunem com os da Rede. Política eleitoreira não é bem vinda.
• Objetivo da Rede Social de Ceilândia: após discussão, foi definido o seguinte objetivo - “Articular sujeitos, instituições e serviços para a defesa dos direitos da comunidade da Ceilândia”.
• Diretrizes da rede (precisa ser revisto na próxima reunião)
- Trocar serviços visando prestar atenção integral aos cidadãos e à cidade de Ceilândia;
- Fortalecer o combate à violência, concebida nas suas amplas variações, como: violência física, verbal, psicológica, e social (a pobreza, o desemprego e o não acesso à saúde são graves manifestações de violência social, como destacam importantes teóricos do Serviço Social entre outros);
- Dar visibilidade e articular estratégias para solucionar problemas identificados em Ceilândia.
• Pauta da próxima reunião:
- Discussão das diretrizes da Rede Social da Ceilândia.
- Fazer planejamento antecipado (semestral? Anual?). É necessário avaliar quando realizar esse planejamento.
- Avaliar a efetividade e a eficácia da troca de possibilidades entre os membros da Rede: como avaliar: troca de serviço? Fomentar políticas públicas?
• Local da próxima reunião da Rede Social: dia 27 de agosto no Conselho Tutelar (Evaldo confirmará) ou no SERAV - Fórum da Ceilândia.
Relatório elaborado por Ludmila Suaid
Programa Justiça Comunitária
TJDFT
Assinar:
Postagens (Atom)