terça-feira, 10 de agosto de 2010

Reunião da Rede Social da Ceilândia

A reunião teve início com a apresentação da assistente social Leiliane sobre o CECOSAL, instituição que recebeu a rede para esta reunião. O Centro Comunitário São Lucas – CECOSAL foi instituído pela Igreja Metodista no ano de 1967. Durante esse período, atende a comunidade de Ceilândia Sul com os seguintes serviços: creche-escola que atende 350 crianças na faixa etária de 02 e 06 anos, Abrigo Emergencial que atende crianças e adolescentes oriundos de outros estados que fazem tratamentos na Rede Hospitalar do Distrito Federal e atividades socioeducativas nas modalidades de: aulas de Balé Clássico, Canto Coral e Informática para crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 14 anos.

Após a apresentação, as pessoas que compareceram pela primeira vez à reunião da Rede se apresentaram e forneceram informações gerais acerca das instituições que representavam. As respectivas pessoas e instituições foram, Edna Ramos, Celso Ferreira e José Altran, representantes do Grupo dos Amigos da Medula, GAAM; Fabrício Guimarães, do CERAV/TJDFT, Francisca de Sousa (Nica), representante da instituição Exército de Cristo (INEC), casa de apoio para portadores de HIV/AIDS; Kelly Cristina, terapeuta ocupacional do CAPS AD de Ceilândia e; Elisabete, Janete e Wesley, equipe técnica do CEAV (Centro de Atendimento a Vitimas de Violência).

Primeira pauta:
Estratégias da Rede durante a campanha eleitoral: estrutura e local do evento com os candidatos ao Governo do DF, Termo de Compromisso, demandas da população e demandas dos membros da Rede para os candidatos.

Encaminhamentos:
A pauta da reunião foi a ampliação da Comissão para elaboração do Termo de Compromisso, e Discussão do evento com os candidatos ao GDF. Em relação à ampliação da comissão composta para a elaboração do Termo de Compromisso (Everardo, Leiliane, Ludmila e Paloma) e outros assuntos relacionados ao evento com os candidatos a governador do Distrito Federal, houve o ingresso de 2 novos membros: Edna e Josiane. Agendou-se também uma nova data para reunião, dia 16/08, a ser realizada no CECOSAL às 08h00. A seguir, o grupo passou a discutir o evento que tem por objetivo reunir os candidatos a governador do Distrito Federal para a assinatura de um Termo de Compromisso com as demandas da cidade de Ceilândia. O evento será aberto à comunidade e também a candidatos aos demais cargos políticos, na condição de participantes comuns e como possíveis signatários do Termo. O formato do evento foi apresentado aos participantes que ainda estavam informados, e foram discutidas algumas das demandas iniciais para a sua realização. O primeiro ponto levantado foi a necessidade de um local para a sua realização, pois, por se tratar de um evento político, sua a realização não é permitida em diversos locais como  órgãos públicos, SESC, etc. Foram cogitados, então, os auditórios de faculdades como o IESB, Projeção (antiga FACEB). Valdeci e Edna se responsabilizaram a verificar a possibilidade de realização do evento nesses locais. Foi discutida também a necessidade de estipular uma data para a realização do evento. A partir da escolha da semana 1 a 3 de setembro, realizada na última reunião da Rede, passou-se a discutir uma escolha de uma data mais definida. O grupo se dividiu entre duas possibilidades: a escolha de um dia fixo, e a escolha de três dias possíveis a ser informado aos candidatos para a escolha do dia em que a maioria estivesse disponível. Depois de um período de discussão e defesa de propostas, houve votação e, por 8 votos a 6, a proposta de escolha de três dias foi vencedora. Foram definidos os dias 1, 2 e 3 a serem informados aos candidatos ou seus assessores para que seja definido como data para a realização do evento o dia em que a maioria dos candidatos tiver disponibilidade. Foi discutido quem teria disponibilidade para realizar os contatos com os candidatos, e Edna se comprometeu a realizar tal atividade.
Outro ponto discutido foi a possibilidade de realização conjunta deste evento com outros grupos que não são de Ceilândia, mas também cogitavam a realização de um evento semelhante. Contudo, o grupo definiu que a Rede deveria realizar o evento por conta própria. Joseane Barbosa (CESAM) trouxe o informe de que em outubro acontecerão as eleições do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente para representantes da sociedade civil. A partir do mês de agosto estarão abertas as inscrições para candidatos a conselheiros e delegados das instituições. Para mais informações falar com Joseane.

Consolidação das estratégias da Rede durante a campanha eleitoral: elaboração do formato do evento com os candidatos ao Governo do DF, Contribuições e consolidação do Termo de Compromisso.