Reunião da Rede Social da -Ceilândia
Local: CREAS Ceilândia
Data: 26/05/2011
Horário: 09 horas
Pauta: Construída coletivamente, uma vez que a pauta do mês de Abril não foi socializada.
Pontos discutidos na reunião
• Apresentação da Delegacia de Atendimento à Mulher – DEAM- Mônica
• Apresentação das atividades do CREAS – Graciele. Apresentação em anexo.
• Ata da reunião anterior: não foi lida, pois não foi encaminhada.
• Apresentação dos Trabalhos das Comissões – Educação e Lazer.
• PONTOS PRINCIPAIS DA REUNIÃO: Delegada da DEAM- Mônica. Iniciou a reunião, uma vez que não poderia ficar até o final. Referiu sobre a importância da união e estruturação da rede para o atendimento e proteção à mulher na Ceilândia; elogia os participantes da rede devido à sua organização e qualidade dos serviços prestados; RA escolhida devido aos altos índices de violência contra a mulher (4 delegacias, RA populosa); futuramente o trabalho irá se estender pelas demais RAs; Fone para contato direto da rede com a DEAM: 3442-4300.
Coordenadora do CREAS Ceilândia - Graciele. Apresentação em slides sobre a SEDEST/ CREAS (pegar com a coordenadora). Informações quanto ao Auxílio Vulnerabilidade foram solicitadas pela Promotoria de Ceilândia – Socorro. Leide, Coordenadora do CRAS Ceilândia Norte, explicita a importância de que não sejam encaminhadas famílias diretamente para receber tal auxilio, uma vez que irão passar pela avaliação da equipe técnica do CRAS para averiguar a possibilidade de repasse do auxílio, que é concedido em situações temporárias, as demais vêm sendo reiteradamente negadas pela Gerência de Benefícios Socioassistenciais (questão que irá ser discutida para melhoria do serviço). Grupo de acompanhamento às famílias em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica, onde são estabelecidas metas e avaliadas as situações em que serão concedidos os auxílios, ressaltando que nem todas as famílias vão ser beneficiadas a fim de que não se torne um benefício paliativo e gere “dependência” e assistencialismo. Foi solicitado um esclarecimento maior sobre a diferença entre CRAS e CREAS: Natália, Coordenadora do CRAS Ceilândia Sul refere como se dá o acolhimento das famílias, demanda de 20 a 30 usuários/dia. Participante - Regional de Ensino questiona o que seria o “acompanhamento”, Leide falou sobre o funcionamento do PAIF, demanda diária de 150 usuários, todos realizam cadastro socioassistencial onde são levantadas as demandas que definirão se o atendimento é pontual ou para acompanhamento (PAIF). Previsão de abertura de mais uma unidade do CRAS especificamente para o setor de chácaras. Participante (regional de ensino) questiona sobre os Programas de Transferência de Renda Governamental, se são contínuos e se há um encaminhamento para mercado de trabalho. Leide explicita as particularidades do Distrito Federal, define o Programa Vida Melhor e afirma a necessidade de se formar uma comissão intersetorial com educação e saúde para que sejam trabalhadas as condicionalidades. Delegada da DEAM questiona quais são os critérios para inclusão em tais programas, pois é sempre muito confuso: Leide afirma que, no DF, o critério “maior” é o corte de renda familiar de ½ salário mínimo per capita, aliado a isso são avaliadas as situações sociofamiliares, fato que é executado por uma gerência específica e não diretamente pelo CRAS (que é responsável especificamente pelo cadastramento da família).
• Participante da Regional de Ensino- Nelson justifica sua saída em virtude de uma Audiência sobre as Escolas Técnicas Federais, pontua que Ceilândia foi agraciada com a instalação de uma.
COMISSÕES
Participante Edilson – Comissão de Educação e Lazer
A comissão reuniu-se no dia 5 às 10h no CEM 02. Estiveram presentes os responsáveis pela Gerência de esporte, lazer, cultura e educação.
Informa que Governo Federal – MEC irá construir 3 creches (para crianças entre 0 a 3 anos de idade), foram solicitadas indicações de locais localizados em terreno público – GDF: sugeriu-se a instalação de uma no setor Pôr do sol, uma em Ceilândia Sul e outra na Ceilandia Norte. Relata ainda que a Rede pode sugerir locais. Serão destinadas 220 vagas por unidade, totalizando 660 vagas. A captação dos beneficiários dar-se-á, inicialmente, por endereço e serão selecionados pelos CRAS.
Encaminhamento: escolher 3 pessoas/entidades da Rede que irão participar do Fórum de Cultura, às quintas-feiras, no Centro Cultural, Biblioteca de Ceilândia, a partir das 19h. Não houve manifestação de interesse de nenhum membro.
Representante da Gerência de Cultura respondeu às questões que foram levantadas na referida reunião: Quais atividades estão sendo desenvolvidas? Seminário de Arte e Cultura; Oficina de Capacitação do CEAC; Pré- conferência de Cultura; Semana do Meio Ambiente, em parceria com a Regional de Ensino; CEI Drilha – 01-06; Festividades Juninas apresentações nas estações do metrô, rua mais enfeitada, Concurso de Quadrilha, Caravana do Hip Hop (escolas), salão de artes (centro cultural); Como a comunidade pode participar? Por meio do Fórum de cultura (centro cultural, sala de multiuso 2º andar) e do endereço eletrônico culturaraixceilandia@gmail.com e futuramente será divulgado o site; também, podem receber visitas para parcerias e maiores sugestões. Quanto ao Fórum de Esporte e Lazer, afirma que as gerências foram desmembradas.
Participante questiona sobre reunião com o administrador. Valdeci esclarece que já foi realizada. Levanta ainda a necessidade de definição de maiores critérios para captação/seleção das crianças que serão contempladas com as novas creches. Posteriormente será explicitada a questão.
Edilson refere sobre a necessidade de ampliação da comissão que possivelmente poderá definir os critérios. Prioridade da Rede: crecheS. Questiona quem tem interesse em participar: Ricardinho 9328-9328 e Marcos se candidataram a participar junto a esta comissão. Recursos da Copa 2014: a Rede poderá sugerir quais equipamentos devem ser construídos.
INFORMAÇÕES:
- Participante da Ouvidoria da Regional de Ensino afirma que o diretor da regional está visitando as escolas e tentando encaminhar as demandas.
- Valdeci apresentou o Programa Justiça Comunitária: Mediação de conflitos.
- Conselho comunitário de Segurança, regional de ensino, quinta feira, uma vez por mês = Cultura da paz.
INFORMES:
• No dia 25-05-2011, a partir das14h, ocorrerá Audiência Publica, no CEM 02,com o Dep. Federal Romário, onde será discutida a obrigatoriedade da prática desportiva na escola, apresentação de seu 1º projeto de lei. Haverá participação de alunos do ensino especial.
• No dia 29-05-2011, será realizada a III Ação Social Paróquia Nossa Senhora da Assunção, das 8h às 16h, entre a QNP 36 e o Condomínio Pôr do Sol.
• No dia 17-06-2011, das 8h às 12h30, no Auditório do Tribunal do Júri do Fórum de Ceilândia haverá um ciclo de palestras de lançamento do projeto: Estruturação da Rede de Proteção à Mulher.
• No dia 31-05-201, no Auditório do SESC Ceilândia, durante todo o dia, ocorrerá o 1º Seminário da Regional de Ensino de Ceilândia onde serão abordados os temas: atuações da Regional de Ensino nas 96 escolas, elaboração e consolidação do plano de ação; bem como a elaboração do Projeto Político Pedagógico da Regional. Todos os núcleos estarão presentes. Obs: a Regional estará fechada durante todo o dia.
• No dia 10-06-2011, acontecerá o 1º Baile dos Trabalhadores da Regional de Ensino Ceilândia, na Mansão Lara Park. Um momento de festividade, a fim de estreitar afinidades, aberto não só à educação, mas também à comunidade e à Rede Social de Ceilândia. O valor dos ingressos é de R$ 10,00.
• No dia 11-06-2011, às 14h será apresentado o filme Meu malvado favorito, como parte do Projeto Cinema na Comunidade, na CNR 01.
• Local da próxima reunião da Rede Social: CNR 01 Conj. N Casa 01 Setor QNR, em frente ao Terminal Biblioteca, Dia 30-06-2011, às 9h, Fone: 3379-3577 e 9248-8059
Residência da Aurora - biblioteca comunitária.