quinta-feira, 22 de julho de 2010

Reunião da Rede Social da Ceilândia - Data: 08/07/2010 Duração: 09-12 horas

A Reunião começou com a coordenadora do CREAS Ceilândia Norte, Erika, apresentando a instituição e seu funcionamento. Relatou as ações e os programas desenvolvidos para famílias e indivíduos que vivenciam violação de seus direitos por: violência física e psicológica; exploração sexual; medidas sócioeducativas e protetivas para crianças e adolescentes; tráfico de pessoas; situação de rua ou mendicância; abandono; vivência no trabalho infantil; e discriminação.

As pessoas que participavam da reunião pela primeira vez se apresentaram: Leiliane, assistente social do CECOSAL- Centro Comunitário São Lucas; Regina, terapeuta comunitária do MISMEC e Jovem de Expressão; e Marcela, do CRAS Ceilândia Norte.

Foi feita a leitura da ata da reunião anterior. Sobre os encaminhamentos daquela reunião, Ludmila (Programa Justiça Comunitária) informou que a Carta “O que queremos de Ceilândia nos próximos 04 anos?” foi distribuída na Conferência Nacional de Saúde Mental, ocorrida em junho, por ela e demais delegados do DF, e que a Moção de Repúdio sobre a precariedade dos serviços de saúde mental na cidade foi assinada por 100 delegados do evento e será entregue às autoridades discussão das estratégias de ação da Rede, tendo como base o documento referencial da Rede Social.

Foi apresentado que na reunião de junho foi aprovada a elaboração de um Termo de Compromisso que deve ser assinado pelos candidatos ao cargo de governador do DF e outros políticos. Também foi aprovada a realização de uma pesquisa com a população, usuária dos serviços, para saber quais as demandas da Ceilândia. Leonardo Ortegal (Liberdade Assistida) produziu um texto que foi apresentada na reunião. Socorro defendeu a proposta de realização de um evento da Rede com a presença dos candidatos para que eles assinem publicamente o Termo de Compromisso. Everardo ressaltou a necessidade de qualificação do debate e das demandas: queremos hospital ou saúde; queremos estacionamentos ou transporte público de qualidade?. Regina disse que pedirá aos membros do Jovem de Expressão que façam um rap com a carta “O que queremos de Ceilândia nos próximos 04 anos?”. Paloma destacou a necessidade de criação de uma comissão para escrever o Termo de Compromisso para os candidatos. Leonardo falou que o encontro com os candidatos seria um fato político, uma forma de pressão àquele que ganhar a eleição.

Realização de um evento da Rede no início de setembro com a presença dos candidatos a Governador para que eles conheçam a Rede, ouçam as demandas da Ceilândia e assinem publicamente o Termo de Compromisso (que será registrado em Cartório). Cada candidato terá direito a alguns minutos de fala, mas o tempo principal será da Rede. Os candidatos a outros cargos (legislativos) poderão participar do evento, mas não terão direito à fala no microfone. A estrutura do evento deve ser discutida na próxima reunião.

O texto da pergunta para a população foi alterado para “Do que Ceilândia precisa para melhorar?”. O arquivo será enviado para todos da Rede, que devem imprimir e reproduzir várias unidades para que muitas pessoas da cidade respondam. Cada serviço ou instituição fará uma pré-sistematização das respostas. O formulário com a pergunta deve ficar à vista das pessoas e deve ser coletado até a reunião da Rede de agosto, mas pode ser entregue à comissão de sistematização a qualquer tempo para que o trabalho não se acumule no final de agosto. Comissão responsável pela sistematização e elaboração do Termo de Compromisso: Everardo, Ludmila, Leiliane, Lúcia e Paloma. Primeira reunião da comissão: dia 21 de julho, às 14 horas, na sede da LA.

Nas reuniões de julho e agosto, os membros da Rede devem discutir qualitativamente sobre as demandas da cidade, para compor o Termo de compromisso, juntamente com o consolidado das respostas da população em geral.

Informes:
Everardo informou sobre a Conferência da Paz, que ocorrerá no dia 19 de agosto. Na segunda quinzena de setembro, ocorrerá o evento “Diálogos do Cotidiano pela Paz”. Ceilândia não foi classificada como um Território da Paz pelo Governo Federal porque, apesar de ser a mais violenta, é uma cidade rica.

Pauta da proxima reuniao:

Estratégias da Rede durante a campanha eleitoral: estrutura e local do evento com os candidatos ao Governo do DF, Termo de Compromisso, demandas da população e demandas dos membros da Rede para os candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário