terça-feira, 29 de junho de 2010

Reunião da Rede Social da Ceilândia / maio de 2010

Local:CRAS Ceilândia Norte
Data: 20/05/2010  Duração: 09-12 horas
    Realizada em 20 de maio de 2010, coordenada por Andrea, do CRAS Ceilândia Norte. A Reunião começou com a coordenadora Andrea apresentando a instituição e seu funcionamento. Passou a palavra para a assistente social, Adriana, que nos relatou as ações e os programas que o CRAS Ceilândia Norte executa e que a estratégia mais usada é a prevenção em todos os programas sociais para grupos em situação de risco ou vulnerabilidade social. Comentou sobre asa ações que o CRAS atende como: Grupos de convivência dos idosos; beneficio de transferência de renda; Vida melhor; bolsa social; auxilio natalidade; auxilio mortalidade e auxilio vulnerabilidade. Com parceria com o COSE, os jovens e idosos trabalham com a troca de experiências e amor. Relatou que o COSE atende crianças e adolescentes da comunidade, incluindo adolescentes cumprindo medida sócio-educativa de liberdade assistida e que o foco dos seus projetos     são os jovens.                                                                                                                                  Primeira pauta: a proposta da logomarca da Rede Social foi apresentada pelo jovem Kenedy e ficou ótima. Única alteração decidida: a palavra Rede Social de Ceilândia deve ficar mais centralizada no desenho.   
    Segunda pauta: leitura do documento referencial da Rede Social. Paloma e Ludmila fizeram comentários sobre a consolidação do documento a partir das reuniões anteriores e do Seminário da Rede, realizado em novembro de 2009, onde foram definidos os seguintes itens: diretrizes, objetivos, princípios e a metodologia da Rede. Encaminhamento: discutir com mais profundidade o documento na próxima reunião.        
    Informes:
    Valdeci, servidor da SEDEST e agente comunitário do Programa Justiça Comunitária, falou sobre a Ação Social que o CREAS,CRAS e COSE realizaram, contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes na “Feira do Amor”. A ação contou com algumas parcerias, como os meninos do Hip Hop, do Setor O, o Programa Justiça Comunitária - Núcleo de Ceilândia e alguns repentista da Casa do Cantador. Houveram brincadeiras e presentes para as crianças e foi divulgado dentro da Feira o trabalho que ali estava sendo feito. O agente Valdeci achou que o evento deveria ter sido mais divulgado, pois foi baixa a demanda e a participação.
    A senhora Lucia, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção informou da Ação Social que a Paróquia vai promover no dia 30 de maio, entre o P. Sul e o Sol Nascente onde lá estarão várias entidade como: CRAS, COSE, SENAC, SESI, Programa Justiça Comunitária, Conselho Tutelar e outros.
  • Local da próxima reunião da Rede Social: dia 24 de junho na Paróquia Nossa Senhora da Assunção (Padre Moacir). Endereço: EQNP 32/36 - P. Sul (atrás da Madeireira Melo).
    Pauta da próxima reunião:
  1. Carta: O que queremos de Ceilândia nos próximos 04 anos?
  2. Moção para ser encaminhada para a Conferência Nacional de Saúde Mental
  3. Documento referencial da Rede Social de Ceilândia 


Fotos por: Luciano Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário