sexta-feira, 18 de junho de 2010

I ENCONTRO DE CONVIVÊNCIA CULTURAL NA VILA CAUHY

Inclusão social: Alunos desenvolvem ações na Vila Cauhy

No último sábado, 12 de junho, uma série de ações que buscam promover a cidadania, o resgate histórico e oferecer educação e capacitação foram desenvolvidas na Vila Cauhy, comunidade que fica próxima ao Núcleo Bandeirante e é formada por diversas famílias carentes.


A iniciativa foi dos cursos de Comunicação Social e Serviço Social da Universidade Católica de Brasília, que elaboraram um projeto que prevê diferentes atividades ao longo do ano junto aos moradores da região. O principal objetivo é destacar o valor da comunidade que já é antiga, mas que até hoje sofre com a falta de estrutura e assistência.

Nesse sentido, estudantes e professores promoveram ações por todo o dia. Pela manhã, os estudantes de Comunicação Social ofereceram oficinas de fotografia, criação de vídeo, leitura e outros temas. À tarde, aconteceu a apresentação teatral do grupo CAC e os assistentes sociais realizaram um bate papo sobre A importância da leitura com a educadora Sônia Morato.

Há alguns meses o projeto iniciou um levantamento de informações sobre a comunidade para identificar as principais carências e dificuldades enfrentadas. Através de pesquisas, com aplicação de questionários e mapeamentos, foi possível fazer um diagnóstico sócio-econômico da Vila Cauhy, bem como a identificação dos serviços já existentes. Também foram obtidas informações sobre a história do lugar, que serão utilizadas no trabalho de resgate histórico para ressaltar o valor e a luta da comunidade e de seus moradores.

Essas ações fazem parte do Laboratório de Serviço Social coordenado pela Professora Ozanira Ferreira da Costa e com estudantes das disciplinas Questão Urbana e Redes e ONGS, coordenadas pela professora Cilene Lins (Diretora do Curso de Serviço Social) e Cynhtia Rosa, professora da disciplina Agência Experimental Comunitária do curso de Comunicação Social. “Todas as ações foram pensadas com muito cuidado e de forma coletiva pelos participantes. Foi uma verdadeira aula de protagonismo dos estudantes”, elogia Cilene.

A idéia, segundo ela, é construir um grande relatório apresentando o acesso as Políticas Sociais como Assistência Social, Saúde, Habitação entre outros e entregar o diagnóstico da realidade dessa população ao Governo do DF.

(Noticias UCB, 15/06/2010 12:01)

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