sábado, 29 de maio de 2010

Ata de reunião da Rede Social de Ceilândia 29/04/2010

Realizada em vinte e nove de abril de dois mil e dez, presidida por Ludmila Suaid. Realizada na ONG Juventude Independente, situada na QNN 09 Conjunto D lote 06 Loja 01, Ceilândia Norte. A reunião começou com um vídeo da entrevista dado por dois participantes da Rede, Valdeci (CREAS –SEDEST e PJC) e Elissandra (CREAS- SEDEST) à Edílson Barbosa, TV Comunitária, a respeito da Rede Social e Panelaço pela Saúde Mental, realizado no dia 06 de março. A TV comunitária que é transmitida via NET e pelo site, já funciona desde 12/02/10, aonde foram entrevistados instituições e outros. Edílson deixou aberto o convite a todos e todas que queiram participar do programa.

Kennedy, (jovem que participa do projeto Jovem de Expressão), Andréia (coordenação do CRAS Ceilândia Norte), Edílson e Ribamar participaram da reunião pela primeira vez.

Foi feita a leitura da ata referente à reunião do mês de março. Graça apresentou a instituição que existe há 11 anos e que começou em um grêmio estudantil de uma escola no setor O. Já realizam vários projetos no passado, passaram um período sem espaço e no momento procuram novas parcerias para construção de oficinas. O foco do projeto são os jovens em estado de vulnerabilidade que moram na comunidade.

A ONG trabalha com a cultura HIP-HOP, que por enquanto tem inscrições abertas para Break e grafite e estão esperando confirmação de amiga que ira ministrar telemarketing. A Administração de Ceilândia esta mapeando moradores de rua e pessoas em situação de risco para começar dois projetos na cidade que serão de ação contínua. O primeiro é o Projeto de Redução de Danos e o segundo é o Consultório de Rua. Os núcleos de apoio desses projetos estão sendo nos Centros de Saúde 05 de Ceilândia Norte e 03 de Ceilândia Sul. Ludmila pediu a responsável pelo informe que mande as informações via e-mail para rede.

Primeira pauta: Carta “O que esperamos de Ceilândia para os próximos 04 anos?”. Graça e Everardo enviaram suas sugestões, os demais membros da comissão até o momento não se manifestaram. Leitura da carta de Everardo. Leonardo Ortegal (L.A. - SEJUS) sugeriu que ao invés do título “O que queremos de Ceilândia” mudemos para “O que queremos para Ceilândia”. Edílson pediu para não esquecermos de reivindicar mais escolas, outro hospital, um cemitério e destacar o descaso com o lixo e entulho na cidade. Com o consenso de todos haverá uma junção das duas cartas e as alterações propostas durante a reunião serão sistematizas por Ludmila. Para impressão da carta existem disponíveis duas resmas de papel doado pela SEJUS, que não foram usadas no Panelaço. Para cópias e impressão da Carta, as seguintes instituições verificarão a possibilidade: Casa Abrigo (Mirian), CRAS (Andréia), CE 02 (Suhelem) e Programa Justiça Comunitária (Ludmila). Reunir a comissão que ficou responsável pela carta e elaborar também um oficio para entregar ao administrador e governador.

Segunda pauta: logomarca. Ludmila apresentou quatro opções. Kennedy e Mirian apresentarão uma proposta na próxima reunião. Lúcia pediu às instituições que vão participar da Ação Social da Paróquia Nossa Senhora da Assunção entrar em contato com Padre Moacir até dia 30/04, pois tem que confeccionar material de publicidade. Jeane (CAPS- ad – SES-DF) relatou que a Conferência de Saúde Mental de Ceilândia foi bem sucedida: até o momento a maior. Na conferencia foram sugeridos cinema, horta e academia e 46 delegados foram eleitos.

Algumas pessoas que participaram reclamaram do tempo curto, já que aconteceria em um dia e meio, mas foi só até 16h do primeiro dia. Isso prejudicou os grupos de trabalho, que deveriam ter tido mais tempo para discussões. Faltou também a cópia do regimento. A Conferência Distrital ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de maio, na UNB. Foi entregue para Jeane uma lista de pessoas da Rede interessadas em participar como convidadas observadoras.

Aline (CREAS - SEDEST) convidou a todos a fazer uma ação no dia 18 de maio, Dia mundial de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, na Feira do Setor “O”, ao lado da Delegacia. Ainda não há nada definido. O intuito é apresentar um teatro e outras ações para chamar a atenção da população.Próxima reunião da Rede será no CRAS da Ceilândia Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário